Jornais do Azerbaidjão (Blog N. 46 do Painel do Coronel Paim) - Parceria: Jornal O Porta-Voz

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Cuidados com o meio ambiente ajudam a combater a dengue

por Portal BrasilPublicado: 04/02/2011 16h31Última modificação: 28/07/2014 12h54
A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Cuidar do meio ambiente é uma forma de conter a reprodução do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença para de 50 a 100 milhões de pessoas por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O Ministério do Meio Ambiente é membro do Grupo Interministerial, criado por determinação da presidenta Dilma Rousseff para executar, de forma integrada, ações de combate à doença em todo o País.
Por isso, o ministério apoia o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e órgãos ambientais de meio ambiente na capacitação em manejo adequado dos resíduos sólidos urbanos. A ideia é que se faça a destinação correta do lixo, separe cada tipo de material e mande os rejeitos para o aterro sanitário. Essas ações já estão previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê o fim de lixões e o início da coleta seletiva de resíduos até 2014.
Um dos grandes problemas da dengue é que o mosquito se reproduz facilmente em qualquer recipiente com água armazenada. Assim, um copo de iogurte no lixão com água parada já serve de criadouro do Aedes aegypti. Com a destinação correta, o copo de iogurte pode ser reciclado, protegendo o meio ambiente e melhorando a renda dos catadores de lixo.
O pneu descartado de qualquer maneira no meio ambiente é outro grande problema para o aumento do número de casos de dengue no País. Em 2010 foram registradas infecções em  4.007 municípios infestados por Aedes Aegypti.
Para resolver os problemas dos pneus descartados em qualquer lugar, a partir de abril indústrias e  importadores do produto devem informar ao Cadastro Técnico Federal (CTF) de Atividades Potencialmente Poluidoras, do Ministério do Meio Ambiente, a destinação das carcaças inservíveis devolvidas pelos consumidores. Quem não fizer estará sujeito a multa de até R$ 100 mil. 
O ministério lembra que para o sucesso da norma é preciso que o consumidor participe e devolva o pneu inservível ao comerciante. Assim, a prevenção e as medidas de combate à dengue conta com a participação e a mobilização de toda a comunidade. A partir da adoção de medidas simples, protege o meio ambiente e interrompe o ciclo de transmissão e contaminação da dengue.
 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial