Jornais do Azerbaidjão (Blog N. 46 do Painel do Coronel Paim) - Parceria: Jornal O Porta-Voz

terça-feira, 5 de maio de 2015

Dos sete estados com epidemia de dengue, SP registra a pior situação

Ministério da Saúde aponta aumento da doença em mais de 200%.
Dados são em relação aos quatro primeiros meses do ano passado.

Filippo MancusoSão Paulo
A dengue já é uma epidemia em sete estados brasileiros. Um levantamento do Ministério da Saúde mostra que a doença aumentou mais de 200% em relação aos primeiros quatro meses do ano passado e São Paulo é, disparado, o estado com o maior número de casos.
No Hospital da Criança de Guarulhos, na Grande São Paulo, às 8 horas da noite, como do lado de dentro já está lotado, muitos pacientes aguardam atendimento lá fora.
A maioria tem os sintomas clássicos da dengue e as mães se queixam que o hospital têm poucos pediatras para atender um número muito grande de crianças com suspeita da doença.
Em todo o país, só este ano já foram confirmadas 229 mortes por dengue, 169 em São Paulo, estado com o maior número de casos. De cada 100 mil pessoas, 911 pegaram a doença, segundo a Organização Mundial de Saúde, 1/3 disso já é considerado epidemia.
Para Jean Gorinchteyn, infectologista do hospital Emílio Ribas, a situação é grave. “Eu acho que independente se isso é uma epidemia ou não, o número de casos é extremamente alto e todas as medidas, sejam elas governamentais, federais, estaduais ou municipais, de forma totalmente apartidária, assim como o apoio da população, são de extrema importância”.
Em Campinas, no interior do estado, já são mais de 30 mil casos confirmados de dengue. A identificação dos criadouros do aedes aegypti conta, inclusive, com o apoio da Guarda Municipal. Homens do Exército também ajudam, colocando telas em caixas d'água para evitar a proliferação do mosquito.
Em Santos, no litoral, são 941 casos confirmados e duas pessoas morreram por causa da doença no mês de março.
Depois de São Paulo, os estados com mais casos de dengue são Goiás, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.
tópicos:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial