Brasil tem ao menos cinco pacientes graves com gripe suína
O Brasil tem ao menos mais três casos de pessoas com gripe suína -- a gripe A (H1N1)-- internadas em estado grave, além dos outros dois casos de São Paulo. Duas são do Rio Grande do Sul -- primeiro Estado a registrar uma morte em decorrência da doença, no final de junho -- e uma de Minas Gerais.
Nesta sexta-feira à tarde, a Secretaria de Saúde de São Paulo informou que duas pessoas estão internadas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Estado --sendo uma delas na capital e outra no interior. Hoje também, foi confirmada a primeira morte por gripe suína em São Paulo --a segunda no país-- de uma menina de 11 anos, de Osasco (Grande São Paulo), que morreu no último dia 30 de junho.
Uma das pacientes em estado grave é a estudante de 14 anos de São Gabriel, no interior do Rio Grande do Sul, internada há três semanas em um hospital da cidade de Santa Maria. De acordo com o infectologista Alexandre Schwarzbold, ela se recuperou da pneumonia, mas sofre com lesões pulmonares.
O médico afirmou que ela também apresenta lesões musculares. Segundo ele, o sintoma não é comum nas pneumonias não causadas pelo A (H1N1), mas foi registrado nos casos graves da nova gripe no México.
Também no Rio Grande do Sul, um caminhoneiro de Itaqui está internado em estado grave na UTI da Santa Casa de Uruguaiana. O Estado ainda investiga se a morte de um caminhoneiro em São Borja tem relação com a doença.
Em Minas, o homem de 27 anos internado desde o último dia 29 em Belo Horizonte apresenta "quadro respiratório gravíssimo", segundo o Hospital das Clínicas da capital mineira.
O estado do paciente, que está na UTI e respirando com a ajuda de aparelhos, se agravou na última quarta. Ele é pós-graduando na PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Minas e trabalha em Contagem (Grande BH).
Desde maio deste ano, foram confirmados 1.027 casos de pessoas infectadas no Brasil pela gripe --sendo 457 somente em São Paulo.
PABLO SOLANO
da Agência Folha
PAULO PEIXOTO
da Agência Folha, em Belo Horizonte
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial